Google
 

Netra - exame de vista pelo celular

Bookmark e Compartilhe

exame vista celular
O sistema Netra ou EyePhone, permite realizar exames de vista, em menos de dois minutos, com uma lente acoplada ao celular e um software instalado no aparelho, para produzir o diagnóstico de miopia, hipermetropia e astigmatismo que aparece na tela do próprio celular.
O Projeto liderado pelo brasileiro Vitor Pamplona foi um dos vencedores do prêmio MIT Ideas deste ano e aceito no Siggraph 2010, a maior conferência do mundo de computação gráfica.
O grupo composto pelo brasileiro e por dois pesquisadores indianos ,contou com a orientação de Manuel Menezes de Oliveira Neto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Informações completas do estudo  pode ser lida em inglês arquivo PDF.
A luz da tela do celular penetra nos olhos submetidos ao exame. Os raios de luz são distorcidos de acordo com as condições refrativas do olho, e a imagem é projetada na retina. Se a pessoa observa mais de uma linha, isso indica que ela precisa de óculos. Ela deve então sobrepor as duas imagens com as teclas do aparelho, e o grau de refração é calculado a partir desse alinhamento.
O sistema possui uma margem de erro superior à dos aparelhos de consultório, mas os pesquisadores pretendem aprimorar a tecnologia dentro de um ano. “O protótipo atual do Netra tem variação de cerca de 0,5 grau para cima ou para baixo, quando no consultório a margem de erro é de 0,25”, explica o brasileiro Vitor Pamplona.
Mas o aperfeiçoamento depende mais da tecnologia dos aparelhos celulares do que do próprio Netra. Uma resolução mais alta da tela deve ajudar a diminuir a margem de erro. E no futuro o Netra poderá ser usado em óculos de realidade virtual, iPads e leitores digitais .
A tecnologia Netra e aplicável em aparelhos com recursos mais avançado, tipo smartphone.
O objetivo da invenção é tornar exames de vista mais acessíveis a populações carentes ,pequenas cidades ,vilarejos  distantes dos grandes centros. O Netra já gerou interesse entre médicos americanos .O custo fica em torno de  US$ 2.

Ouça o texto

2 comentarios:

Anônimo disse...

Vitor
primeiro parabens pelo projeto
sou professor de optica e gostaria de saber se o EyePhone ja esta a venda?
e se estiver onde, porque desejo adquiri-lo
P.S: sera que esse seu projeto nao ajudaria na avaliacao das deficiencias dos cones,usando a carta de ishiara
meu contato: bartolomeunetoo@hotmail.com

FHAZ NEW disse...

Vitor

Você pode entrar em contato direto com o desenvolvedor do projeto EyePhone ,para obter as informações que desejar.

O E-mail: vitor@vitorpamplona.com
Phone: + 1 (617) 715 4661
Twitter: vitorpamplona
site http://vitorpamplona.com

abs

Imprimir
Related Posts with Thumbnails