Google
 

Cadeira de rodas controlada com o olhar

Bookmark e Compartilhe

Foi desenvolvida por um professor português do Instituto Politécnico da Guarda, uma cadeira de rodas conduzida apenas pelo olhar.
A cadeira de rodas denominada Magic Wheelchair, possui uma câmera digital de alta definição , um computador que determina a direção do olhar do cadeirante, tendo assim um controle absoluto sobre a cadeira e 10 sonares para aumentar as condições de segurança do seu utilizador.
Se o usuário olhar para a direita, ela vira para a direita e se olhar para frente, anda para frente e fechando os olhos ela não anda e se olhar para baixo, a cadeira anda para trás, explicou o desenvolvedor da tecnologia.
Cadeira Magic WheelchairA cadeira Magic Wheelchair foi criada para que o sistema seja adaptado a uma cadeira já existente, elétrica ou manual, inclusive os modelos que não têm uma interface digital para ligação ao computador.

O sistema ainda tem limitações que já estão sendo ajustadas, mas já foi testado e aprovado por Pedro Monteiro, presidente da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica, que só tem a capacidade de movimentar os seus olhos, devido à doença.
O professor Luís Figueiredo, desenvolvedor desta aplicação e também responsável pelo projeto "Magic Eye" que desenvolve aplicações para pessoas deficientes como:
Magicjoystick - É uma aplicação  que permite transformar um  Joystick em um mouse
Magiceye - É uma aplicação  que permite que pessoas possam controlar o mouse do computador apenas com os olhos, não exigindo mover a cabeça .
MagicPhone - Aplicação que permite o controle do celular a partir do computador. Esta aplicação é para as pessoas que não conseguem utilizar um celular com as suas mãos, uma vez que permite efetuar todas as operações desejadas como atender e fazer chamadas ou enviar e receber SMSs a partir de uma interface simples e funcional no próprio computador. Público-alvo: todas as pessoas.
Magickeyboard -A aplicação  integra um grande número de funcionalidades de comunicação alternativa com possibilidade de criar quadros de comunicação usando imagens, texto e som. Permite o reconhecimento e síntese de voz o que facilita a sua utilização por um largo grupo de pessoas com diversas sintomatologias. Esta aplicação tem um conjunto de facilidades que  permite ser usada em ambiente escolar dado que podem ser gerados, de uma forma automática, entre muitas outras coisas, exercícios com contas usando as quatro operações
Magichome-  Aplicação que permite o controle a partir do computador de qualquer equipamento que funcione com infravermelhos ou qualquer outro equipamento eléctrico. Esta aplicação, em conjunto com o Magic Keyboard, permite, por exemplo, que uma pessoa tetraplégica, deitada numa cama possa dizer“Liga TV” e a televisão liga-se. Se disser “Canal um” a televisão muda para o canal 1. Se disser “Aumenta volume” a televisão aumenta o volume”. Pode ainda controlar a sua cama articulada eléctrica bastando para tal dizer “Sobe cabeça”, “Desce cabeça”, Sobe pés”, “Desce pés”, “Sobe corpo” e “Desce corpo”. Igualmente pode ligar e desligar o ventilador ou a luz da sua casa dizendo “Liga luz” ou “Desliga Luz”, sem que para tal tenha que ter uma casa dita “inteligente”.
Magic Phone: Aplicação que permite o controlo do telemóvel a partir do computador. Esta aplicação é uma mais valia para as pessoas que não conseguem utilizar um telemóvel com as suas mãos, uma vez que permite efectuar todas as operações desejadas como atender e fazer chamadas ou enviar e receber SMSs a partir de uma interface simples e funcional no próprio computador.
Ciência Hoje

Ouça o texto

0 comentarios:

Imprimir
Related Posts with Thumbnails