Google
 

Transmissão de dados entre chips por meio de luz.

Bookmark e Compartilhe

Silicon Mach-Zehnder electro-optic modulator
IBM  anunciou o desenvolvimento de um avanço tecnológico em microprocessadores, conhecido como " Silicon Mach-Zehnder electro-optic modulator"

O dispositivo poderia substituir os fios de cobre, normalmente usado para transmitir informações entre os vários núcleos em um microprocessador.

O Modulador óptico da IBM iria converter os sinais elétricos e envia essa informação usando pulsos de luz através do silício, em vez de sinais elétricos em fios.

"Acreditamos que este é um grande avanço no campo da nanofotônica em chip de silício"
"Assim como as redes de fibra óptica permitiram a rápida expansão da Internet, permitindo que usuários troquem enormes quantidades de dados de qualquer lugar do mundo, a tecnologia da IBM está trazendo capacidades semelhantes ao chip de computador." disse Will Green, cientista da IBM.

O resultado, diz a empresa, é uma redução de potência e calor, o que permitiria processadores mais poderosos e em tamanhos menores. O trabalho, no entanto, vai demorar um pouco para ser finalizado.

Apesar desta tecnologia de detectar sinais luminosos não ser pioneira, o modulador da IBM é o mais veloz da categoria e pode ser 100 vezes mais rápido e usar 10 vezes menos energia.

A equipe de cientistas da IBM publicou detalhes de seu trabalho no Optics Express e na edição recente da revista científica Nature.

Ouça o texto

0 comentarios:

Imprimir
Related Posts with Thumbnails