O fim do Bluetooth
Muito em breve será possível fazer via Wi-Fi o que hoje costuma ser feito via Bluetooth.
A Wi-Fi Alliance divulgou uma nova especificação que permitirá que os dispositivos Wi-Fi, consiga se comunicar diretamente com outro sem a necessariamente de conectar a um ponto de acesso central.
Essa especificação foi batizada pela empresa de “Wi-Fi Direct” ou "Wi-Fi peer-to-peer".
Na prática, elas permitirão ligações peer-to-peer (P2P) entre dispositivos Wi-Fi, possibilitando se conectar de uma maneira nova, que torna mais simples e conveniente do que nunca para fazer coisas como compartilhar arquivos, comando de impressão à distância, sincronização de dados e etc...
E poderá ser implementadas em qualquer dispositivo Wi-Fi, desde celulares, câmeras, impressoras, computadores portáteis, teclados e fones de ouvido. As conexões peer-to-peer ou P2P poderão ser um a um, ou então a partir de um grupo de aparelhos simultâneos.
Os dispositivos que tenham sido certificados para a nova especificação também serão capazes de criar conexões com centenas de milhões de dispositivos Wi-Fi CERTIFIED já em uso.
O diretor executivo da Wi-Fi Alliance, Edgar Figueroa disse em nota -"O Wi-Fi Direct representa um novo passo para nossa indústria. Usuários de Wi-Fi no mundo todo se beneficiarão desta tecnologia para transferir e compartilhar aplicativos de forma fácil e rápida mesmo que não existam pontos de acesso Wi-Fi por perto"
O Bluetooth tem um alcance limitado, o Wi-Fi Direct pode ter alcance e velocidades muito maiores.
As especificações ficarão prontas em breve e as primeiras certificações de produtos estão prevista para meados de 2010, afirma a empresa WiFi Alliance.
wmpoweruser
wmpoweruser
Postar um comentário
Meus leitores e amigos, fico feliz quando manifestam a opinião de vocês.
Obrigada pela amizade, reconhecimento e carinho de todos.Sucesso!.
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade do leitor, é expressamente proibido fazer-se passar por outra pessoa; publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes.
A exibição de qualquer conteúdo que seja considerado inapropriado ou que fira de qualquer forma o direito alheio deverá ser comunicada através do contato do blog, para que sejam tomadas as devidas providências.
3 comentarios:
Não acredito que seja o fim do bluetooth, porque assim muitos celulares atuais (e bons) ficariam obsoletos porque não possuem wi-fi. Portanto, não sei até que ponto é uma boa notícia.
Strider
Acredito que a tecnologia Bluetooth se manterá por um bom tempo , principalmente pela economia.Consome bem menos energia que o padrão wi-fi.
Quem já possui um aparelho capaz de se conectar por Wi-Fi não vai ter nenhum problema para se adaptar à nova tecnologia.
A Wi-Fi Alliance anunciou que a maioria dos dispositivos disponíveis no mercado será compatível com a nova especificação.
É só o usuário baixar e instale uma atualização de software para que os dispositivos que possui possam ser identificados como pontos de acesso.
O usuário que não fizer a atualização do software também poderá ser beneficiado pela nova tecnologia.
Os aparelhos que não forem atualizados irão reconhecer aqueles que possuem a tecnologia Wi-Fi Direct como pontos de acesso, permitindo o acesso à internet através deles.
abs
o preço do chip que possibilita a transferencia bluetooth custa apenas 3 ou 5 dolares para a empresa fabricante do celular, acho que se a moda do wifi pegar vai sair um pouco caro para as empresas e refletir nos nossos bolsos.
é um caso a se pensar.
Postar um comentário