Google
 

O fim do Bluetooth

Bookmark e Compartilhe


Muito em breve será possível fazer via Wi-Fi o que hoje costuma ser feito via Bluetooth.
A Wi-Fi Alliance divulgou uma nova especificação que permitirá que os dispositivos Wi-Fi, consiga se comunicar diretamente com outro sem a  necessariamente de conectar a um ponto de acesso central.

Essa especificação foi batizada pela empresa de “Wi-Fi Direct” ou "Wi-Fi peer-to-peer".

Na prática, elas permitirão ligações peer-to-peer (P2P) entre dispositivos Wi-Fi, possibilitando se conectar de uma maneira nova, que torna mais simples e conveniente do que nunca para fazer coisas como compartilhar arquivos, comando de impressão à distância, sincronização de dados e etc...

E poderá ser implementadas em qualquer dispositivo Wi-Fi, desde celulares, câmeras, impressoras, computadores portáteis, teclados e fones de ouvido. As conexões peer-to-peer ou P2P poderão ser um a um, ou então a partir de um grupo de aparelhos simultâneos.

Os dispositivos que tenham sido certificados para a nova especificação também serão capazes de criar conexões com centenas de milhões de dispositivos Wi-Fi CERTIFIED já em uso.

O diretor executivo da Wi-Fi Alliance, Edgar Figueroa disse em nota -"O Wi-Fi Direct representa um novo passo para nossa indústria. Usuários de Wi-Fi no mundo todo se beneficiarão desta tecnologia para transferir e compartilhar aplicativos de forma fácil e rápida mesmo que não existam pontos de acesso Wi-Fi por perto"

O Bluetooth tem um alcance limitado, o Wi-Fi Direct pode ter alcance e velocidades muito maiores.

As especificações ficarão prontas em breve e as primeiras certificações de produtos estão prevista para meados de 2010, afirma a empresa  WiFi Alliance.
wmpoweruser

Ouça o texto

3 comentarios:

Strider disse...

Não acredito que seja o fim do bluetooth, porque assim muitos celulares atuais (e bons) ficariam obsoletos porque não possuem wi-fi. Portanto, não sei até que ponto é uma boa notícia.

FHAZ NEW disse...

Strider

Acredito que a tecnologia Bluetooth se manterá por um bom tempo , principalmente pela economia.Consome bem menos energia que o padrão wi-fi.

Quem já possui um aparelho capaz de se conectar por Wi-Fi não vai ter nenhum problema para se adaptar à nova tecnologia.

A Wi-Fi Alliance anunciou que a maioria dos dispositivos disponíveis no mercado será compatível com a nova especificação.

É só o usuário baixar e instale uma atualização de software para que os dispositivos que possui possam ser identificados como pontos de acesso.

O usuário que não fizer a atualização do software também poderá ser beneficiado pela nova tecnologia.

Os aparelhos que não forem atualizados irão reconhecer aqueles que possuem a tecnologia Wi-Fi Direct como pontos de acesso, permitindo o acesso à internet através deles.

abs

tilas disse...

o preço do chip que possibilita a transferencia bluetooth custa apenas 3 ou 5 dolares para a empresa fabricante do celular, acho que se a moda do wifi pegar vai sair um pouco caro para as empresas e refletir nos nossos bolsos.
é um caso a se pensar.

Imprimir
Related Posts with Thumbnails