Google
 

O que é um Femtocell?

Bookmark e Compartilhe

como funciona femtocell A Tecnologia Femtocell é pequenas estações rádio base (ERBs) desenvolvidas para operar dentro de residências e pequenas empresas para unir a telefonia celular de banda larga (3G e 4G) à Internet de alta velocidade em rede fixa residencial.


As Femtocells operam em baixa potência nas frequências utilizadas pelas operadoras de celular e permite que as ligações móveis em ambiente doméstico sejam direcionadas para redes mais amplas (como o DSL ou cabo), a partir do mesmo equipamento 3G .

As vantagens de um femtocell em casa trazem para os usuários:

-Melhor cobertura indoor na residência;
-Substitui o ponto de acesso WiFi suporte conexões banda larga de alta velocidade e suporta de 4 a 6 usuários simultâneos ativos;
-Implementa de forma transparente para o usuário a convergência fixo-móvel, permitindo a oferta pelas operadoras de planos de serviço com preços diferenciados quando ele se encontra em casa.
sistema femtocell
E para as operadoras a femtocell apresenta as seguintes vantagens:

-Aumenta a capacidade da rede com menor investimento, pois elimina os custos relacionados a sites e reduz os custos com backhaul;
-Fidelização de clientes da família, reduzindo o churn e possibilitando a oferta de serviços diferenciados.

A tecnologia femtocell possui a grande promessa para a indústria móvel ao fornecer melhor cobertura 3G para os assinantes e aumentar a taxa de transferência de dados.

Os femtocells estão prestes a tornar-se uma tecnologia muito popular junto dos consumidores, estando previsto lançamento de 36 milhões em 2012, segundo dados da ABI Research.

A Qualcomm, líder em desenvolvimento e inovação de serviços, produtos e tecnologias de comunicação sem fio avançados, já anunciou que incluiu os chipsets femtocell 3G ao seu roadmap de produtos.
A companhia irá oferecer os chipsets Femtocell Station Modem (FSM), os quais serão os primeiros da indústria a utilizar velocidades de banda larga de 3GPP HSPA+, além do CDMA2000, incluindo 1X e EV-DO Rev. A e o Rev. B.

Os chipsets irão incluir funções de banda base, recursos de RF integrados e detecção de rede para a maioria das bandas sem fio. Os chipsets também apresentarão técnicas inovadoras para lidar com a questão da interferência entre femtocells e a rede macro. O lançamento do primeiro exemplar está agendado para o segundo trimestre de 2010.

Ouça o texto

0 comentarios:

Imprimir
Related Posts with Thumbnails