Computador composto de células vivas
“Computadores vivos poderão realizar tarefas que os computadores comuns não conseguem”, afirma o cientista molecular Len Adleman, da University of Southern California. “Por exemplo, é difícil imaginar que um computador convencional possa ser colocado em células de uma bactéria”.
Mas, os cientistas construíram um computador a partir de um fragmento circular de DNA que foi inserido na célula de uma bactéria viva. Depois o microrganismo foi liberado para resolver problemas matemáticos complexos.
As células conseguem sinalizar a presença ou a ausência de duas drogas em seu ambiente - a teophilina e a tetraciclina (usada para fazer antibióticos) - ativando um gene que produz uma proteína fluorescente.
Os desenvolvedores do computador, Maung Nyan Win e Christina D. Smolke, programaram funções lógicas bem simples. Uma célula de levedura pode indicar quando as duas drogas estão presentes, quando apenas uma está presente e quando não há presença no ambiente à que foi exposta.
Este é o primeiro trabalho utilizando células vivas para solucionar problemas específicos de ciência da computação
A descoberta é uma conquista que representa um passo para o desenvolvimento de ferramentas celulares programáveis.
Para ajudar a descobrir tumores malignos em uma pessoa com bastante antecedência, entregar remédios específicos para determinado órgão sem prejudicar os outros e, até mesmo, ajudar na degradação de poluentes.
Postar um comentário
Meus leitores e amigos, fico feliz quando manifestam a opinião de vocês.
Obrigada pela amizade, reconhecimento e carinho de todos.Sucesso!.
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade do leitor, é expressamente proibido fazer-se passar por outra pessoa; publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes.
A exibição de qualquer conteúdo que seja considerado inapropriado ou que fira de qualquer forma o direito alheio deverá ser comunicada através do contato do blog, para que sejam tomadas as devidas providências.
2 comentarios:
De fato de uma aurora a outra, surgem novas descobertas parece que estamos caminhando rápido nesse sentido,com essa nova tecnologia cria-se uma expectativa de confiança na nossa ciência, em breve estaremos vivenciando grandes momentos de sonhos antes perdidos e apagados.Uma excelente matéria tenha um bom domingo e parabéns pelo seu dia.
Gilberto
Estamos cada vez mais cibernéticos.
Uma ótima semana
obrigada
bjs
Postar um comentário