Google
 

Câmera de 1,8 Gigapixel

Bookmark e Compartilhe

Campo abrangente da câmera A ARGUS-IS é uma câmera digital de 1,8 Giga Pixel é em torno de mil vezes mais que a câmera de um celular. Ela não é para tirar fotos caseiras, mas para mapear terrenos a bordo de um helicóptero.


Com a maior resolução do mundo, o modelo foi desenvolvido pela agência norte-americana Darpa (Defense Advanced Research Projects Agency), responsável pela pesquisa avançada de produtos de defesa para as forças armadas do país.


A ARGUS-IS é chamada assim por conta do ser mitológico de centenas de olhos e porque significa Autonomous Real-time Ground Ubiquitous Surveillance - Imaging System. Em português, o nome significa "sistema de imagem autônoma em tempo real de vigilância onipresente de terreno".


A câmera é aclopada na barriga de um helicóptero A-160T Hummingbird, que chega a 15 mil pés, pilotado por computador para fotografar ou filmar objetos de alguns centímetros de tamanho localizados em terra e fotografa áreas em centenas de quilômetros.


A taxa de quadros é de 15 fps e cada pixel dela representa por volta de 15 centímetros. Obviamente o tamanho dessa foto em alta resolução é enorme, tanto em tamanho quanto em volume de dados. Mas é possível que os usuários a manipulem em janelas separadas, que podem automaticamente rastrear objetos como carros, pessoas.

Ouça o texto

0 comentarios:

Imprimir
Related Posts with Thumbnails