Google
 

Ele é silencioso e passa despercebido, mas está roubando energia

Bookmark e Compartilhe

Seu nome é "standby" (energia em estado de espera).

Muitos dispositivos elétricos consomem eletricidade 24 horas por dia só para se manterem aquecidos para quando você decidir usá-los. "Aparelhos de TV com "partida rápida" é um exemplo. Quer você assista a TV por sete horas ou não, ela está sempre parcialmente ligada, permanecendo pronta para ligar assim que você apertar o botão.

Outros aparelhos que consomem energia constantemente são aqueles que possuem relógio externo ou interno: forno de microondas, computadores, videocassetes, aparelhos de DVD, receptores de TV a cabo e satélite. Especialistas em energia estimam que aproximadamente 5% do consumo de potência elétrica nos Estados Unidos são usados em energia em standby.




Quanto consome estes dispositivos? Só poucos watts, 3 a 5 watts talvez. Mas multiplique esse número por 24 horas por dia, vezes 6 a 10 aparelhos em uma residência o gasto de energia é maior do que parece.

Ouça o texto

2 comentarios:

KellyWonder disse...

Já fiz essa conta.
Em minha casa temos na sala cinco aparelhos com leds acesos ou piscando, cada um consumindo 3 a 5watts: A TV, o receptor da tv a cabo, o modem, e o transmissor de rede wireless.
Como passamos seis horas dormindo e outras nove horas fora de casa, são 15 horas que estes aparelhos ficam completamente parados.
Decidimos desligá-los da tomada, junto com o microondas (que é usado uma vez por semana e olha lá...) e a diferença veio na conta: 20% de economia.

Outra coisa q consume muita energia e as pessoas não percebem são os carregadores de celulares ou notebooks, que às vezes ficam pendurados na tomada sem estar carregando nada. Estes aparelhos estão consumindo energia também!

FHAZ disse...

Kelly
Meu tio já tinha feito o teste tb.

Vc lembrou bem as pessoas deixam os carregadores pendurados na tomada, quantas vezes vejo isso.

Outra coisa muito importante são as lâmpadas.

Um estudo realizado pelo Idec revelou que as lâmpadas fluorescentes chegam a ser 79% mais econômicas e produzem 70% menos calor que as incandescentes e, com isso, reduzem a necessidade de uso de ar-condicionado e ventilador.

Na época que trocamos todas as lâmpadas aqui de casa a conta de luz diminuiu de 70% a 80%.

Para incentivar as pessoas a diminuir o consumo de energia, foi lançado nos Estados Unidos o movimento 18seconds.org http://green.yahoo.com/18seconds

E o meio ambiente agradece.
abs

Imprimir
Related Posts with Thumbnails