Google
 

Novo disco vai armazenar até 200 mil vezes mais que os atuais DVDs

Bookmark e Compartilhe

Cientistas pretendem incluir um petabyte (ou um quatrilhão de bytes) de dados em um só disco. Com a tecnologia, o disco suportaria uma quantidade de dados 20 mil vezes superior ao dos discos Blu-ray e poderia armazenar até 200 mil vezes mais que os atuais DVDs.

A criação deste novo disco, que usa nanotecnologia, está sendo feita no Centro Tecnológico de Micro-Photonics e recebeu um financiamento de US$ 1 milhão da Australian Research Council.
O projeto tem um prazo de cinco anos para ser viabilizado
A idéia dos pesquisadores é aumentar o número de camadas que podem ser usadas para armazenar os dados e incorporar o material nanoestruturado e aumentar a capacidade, sem a necessidade de ampliar o tamanho do CD ou DVD.

. “Atualmente, apenas 0,1% do volume de um CD é aproveitado, enquanto o restante, 99,9%, é desperdiçado”, declarou James Chon, um dos participantes do projeto, “Um CD normal tem 1,2 milímetros de espessura e a tecnologia padrão usada para armazenar as informações ocupa menos de um mícron de espessura do CD”.
Sciencealert

Ouça o texto

2 comentarios:

Gato Guga disse...

Não conhecia tais números mas se é assim, fácil de viabilizar melhor aproveitamente da mídia. Vi em um filme que em um dvd havia todo o acervo dos museus do mundo inteiros e portanto, possível realizar um dia o que está descrito neste post sim. Bjs.

.:DuBaralho:. disse...

É, o Blue-ray ganhou a briga ... merecido tbm né... show de bola os recursos !! Um amigo contou ontem q o blue-ray é lido em 3 dimenções... como pode ?? haha

Migona, tem selo pra vc la no blog !! Esperamos q este selo vc não tenha...haha

Abração bjão, inté mais !!!

__________________
Dan - Doug - Rafa

Imprimir
Related Posts with Thumbnails