Google
 

Teraflop,petaflop e agora é a vez do exaflop o super computador

Bookmark e Compartilhe

Pesquisadores do instituto de pesquisa Sandia e do Oak Ridge National Laboratories estão se preparando para o desafio de construir um computador Exaflop.
Um exaflop é mil vezes mais rápido que um petaflop, que por sua vez é mil vezes mais rápido que um teraflop. Estes que começaram a ser produzidas há 10 anos pelo Sandia .
Os computadores exaflop são capazes de fazer milhões de trilhões de cálculos por segundo.Com um financiamento de US$ 7,2 milhões, os pesquisadores planejam fazer os primeiros estudos para desenvolver novas arquiteturas que permitam atingir tal performance.

Os pesquisadores terão que vencer vários desafios, um desses desafios é o consumo de energia.

"Um computador exaflop deve precisar de 100 megawatts de energia, ou seja, uma parte significativa de consumo ", “Nós precisamos fazer pesquisas para diminuir este consumo,se não ninguém vai poder ter um. “explica o líder do projeto Sudip Dosanjh .
Problemas de hardware (um computador deste tipo demandaria um milhão de processadores de cem núcleos), estabilidade (Dosanjh estima que o exaflop deva funcionar por 10 minutos antes de travar) e de desenvolvimento de aplicações (escrever software para sistemas de múltiplos é um desafio para os programadores) também precisam ser resolvidos.

Ouça o texto

1 comentarios:

Santaum disse...

A grande questão é o gasto de energia. Se eles conseguirem suprir isso, excelente!

Imprimir
Related Posts with Thumbnails