Google
 

O que é um PDA?

Bookmark e Compartilhe

PDA vem das siglas Personal Digital Assistants, ou Assistente Pessoal Digital. É um computador de dimensões reduzidas (cerca de A6), dotado de grande capacidade computacional, cumprindo as funções de agenda e sistema informático de escritório elementar, com possibilidade de interconexão com um computador pessoal e uma rede informática sem fios.

Os modelos mais sofisticados possuem modem (para acesso à internet), câmera digital acoplada (para fotos e filmagens), tela colorida, rede sem fio embutida.
Existem duas famílias principais de PDA no mercado hoje: Os PalmOne e os Pocket PC. Os PalmOne utilizam o sistema operacional Palm OS da PalmSource (ex-Palm Computing), um sistema rápido e bastante confiável, que, mesmo restrito quanto ao número de fabricantes que o adotaram, é atualmente o mais utilizado no mundo.

Os Pocket PC utilizam o sistema Windows Mobile (també conhecido como Pocket PC e anteriormente chamado como Windows CE) da Microsoft, que é "compatível" com o Windows e foi adotado por uma gama bem variada de fabricantes de PDA. Hoje em dia a última versão do sistema operacional para Poket PC é a Windows Mobile 5.0. Um programa feito para Pocket PC não roda no sistema operacional Windows (95,98,ME, XP) do desktop, e vice-versa. Apesar de ambos serem da Microsoft são sistemas totalmente diferentes.

O número de PDAs no mundo vem crescendo de forma exponencial, mas tendências indicam que em poucos anos os Smartphones (desenvolvido através da "fusão" entre um PDA e um telefone celular) serão maioria absoluta.

Ouça o texto

1 comentarios:

Anônimo disse...

valeu pela resposta ;)

Imprimir
Related Posts with Thumbnails