Google
 

Primeiro astronauta brasileiro morreu em acidente de moto?

Bookmark e Compartilhe

O catarinense Charles Conrad teria sido o terceiro homem a pisar na Lua, segundo publicou O Estado do Paraná.


O lançamento da nave Soyuz , 2006, deixou os brasileiros orgulhosos. O tenente-coronel Marcos Pontes, segundo noticiou a imprensa, é o primeiro astronauta brasileiro a participar de uma missão no espaço. Mas, essa não seria a primeira vez que isso acontece. Esse mérito já teria sido conferido a um catarinense, segundo o jornalista Márcio Tonetti.

Charles Conrad Jr. que foi o terceiro homem a pisar no solo lunar em 19 de novembro de 1969, pela missão Apolo 12. teria nascido em 2 de julho de 1930 na Colônia de Maratá, em Porto União, SC. A história, que foi contada pelos repórteres Moraes Neto e Agenor Santos e publicada em forma de reportagem no jornal O Estado do Paraná em 29 de novembro de 1969, é agora relembrada por Márcio Tonetti.

Segundo Tonetti, a Nasa não atribui este feito a um brasileiro, mas a um Charles Conrad, que teria nascido na Pensilvânia em 1930. Isto teria uma explicação. Ele informa que, de acordo com a reportagem de O Estado do Paraná, o astronauta seria filho de Josef Conrad, alemão que veio para o Brasil logo após a Primeira Guerra Mundial, se casou com Ana Rehme, também de família alemã, e fixou residência na Colônia de Maratá, em Santa Catarina.

Descontente com a improdutividade das terras, o velho Conrad teria decidido ir embora para os Estados Unidos. A mulher e os dois filhos, Charles Conrad e Erna Conrad, teriam permanecido no Brasil até 1939 e, então, se mudaram também para a América do Norte. Charles Conrad tinha aproximadamente um ano e meio quando o pai dele o naturalizou norte-americano, relembra Tonetti. confiando na apuração feita pelos repórteres do jornal O Estado do Paraná.
Morte na estrada

O ex-astronauta norte-americano Charles P. Conrad morreu em conseqüência de graves ferimentos sofridos em um acidente de moto na Califórnia em 8 de julho de 1999. Autoridades locais informaram que Conrad, de 69 anos, viajava por uma estrada perto de Ojai, Califórnia, quando perdeu o controle de sua motocicleta. Seriamente ferido, ele acabou morrendo no hospital da cidade.

Ouça o texto

1 comentarios:

Anônimo disse...

hum é mesmo??

Imprimir
Related Posts with Thumbnails